MAIS PRODUTIVIDADE

E MENOS STRESS?

Aprenda a organizar seu tempo, reduzir o estresse e se tornar 5x mais produtivo ->

MAIS PRODUTIVIDADE E MENOS STRESS?

MAIS PRODUTIVIDADE E MENOS STRESS?

Como vencer a ansiedade: o guia definitivo para derrotar seus medos hoje

A ansiedade é um terror para muitas pessoas… muitas mesmo. Não é a toa que o tema “como vencer a ansiedade” é altamente pesquisado em todo o mundo. Só nos Estados Unidos as doenças relacionadas à ansiedade atintem 18% da população. As informações são do site WEBMD, um portal de referência na área da saúde.

Os dados são semelhantes na Europa e no Brasil cerca de 12% de população é diretamente afetada por doenças da ansiedade (conforme o Instituto de Psiquiatria do HC-USP). Este é um número estarrecedor, que representa 24 milhões de brasileiros que enfrentam algum problema relacionado à ansiedade.

Somos um dos países que mais buscam informações sobre como vencer a ansiedade e talvez você faça parte deste grupo ou conheça pessoas que querem resolver problemas de ansiedade.

 

 

Como vencer a ansiedade: Perguntas pertinentes

Dominar ansiedade

Se este é o seu caso, ler as próximas linhas fará muito bem a você. Poderá até mesmo resolver completamente o seu problema. Deixa eu te fazer algumas perguntas:

  • Você se sente ansioso no seu dia a dia?
  • Não sabe como vencer a ansiedade que acaba dominando você?
  • Você sente aquelas sensações de ficar pensando que coisas ruins vão acontecer?
  • Você sente medos aterrorizantes em algumas situações específicas?
  • Fica com medo de passar vergonha, ficar constragido ou tem medo que paralisa completamente suas ações?
  • Você sonha em saber como vencer a ansiedade porque sente que ela está travando sua vida?

Se você se identificou com alguma destas perguntas este artigo será extremamente útil. Isso porque os sintomas a ansiedade e seus sintomas podem prejudicar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

A ansiedade pode acabar completamente com sua produtividade em situações como: estudar, falar em público, dirigir, trabalhar em equipe entre outros. Qualquer atividade normal poderá ser afetada se você não aprender a vencer a ansiedade.

Por exemplo, em uma situação em que você precise falar em público ou dar uma palestra alguns sintomas como nervosismo e perda de foco poderão atrapalhar imensamente.

Na verdade, poderão transformar a situação em um filme de terror. Há pessoas que tremem ou suam frio quando estão com com muita ansiedade. Outras ficam pálidas, não conseguem falar ou até mesmo… riem descontroladamente.

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e vamos falar sobre os sintomas a seguir. Agora quero falar um pouco sobre o que é ansiedade.

 

 

O que é ansiedade?

O que é ansiedade

Ansiedade pode ter várias definições mas vamos tentar resumir algumas aqui. Pode ser considerada uma preocupação excessiva com o que vai acontecer no futuro, desencadeando uma situação de estresse.

A ansiedade é considerada uma doença ou problema emocional, quando aparece fortemente nas relações da pessoa, provocando um grande sofrimento emocional e físico. Isso pode prejudicar seu trabalho, atividades do dia a dia, família, relacionamentos sociais entre outros.

Por exemplo: uma pessoa que tem ansiedade pode sofrer significativa queda de desempenho no seu trabalho, causada pelo nervosismo extremo que atrapalha sua interação com outros colegas. Se quiser ser mais sobre produtividade dê uma lida nesta página da Wikipedia.

 

 

Os sintomas da ansiedade

Basicamente, os sintomas da ansiedade são separados em 2 grandes grupos: físico e cognitivo. Vamos ver alguns exemplo de cada um dos grupos:

Alguns dos sintomas físicos são:

  • boca seca, sequidão
  • coração bate acelerado
  • sensação de que não consegue engolir
  • tonteira
  • rubor facial
  • suor excessivo (mesmo em ambientes frios)
  • tremedeira
  • famosa “dor de barriga”, diarréia
  • palidez
  • dificuldade de respiração

Alguns dos sintomas cognitivos:

  • tensão
  • preocupação excessiva
  • dificuldade de concentração e foco
  • nervosismo
  • medo (pensamentos ligados à medo)
  • pavor
  • dificuldades para dormir

Naturalmente há vários outros sintomas nos 2 grupos. Apenas listei aqui os mais frequentes e tenho certeza que você já enfrentou algum deles.

 

 

Como vencer a ansiedade: o guia definitivo

Livros sobre ansiedade

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre ansiedade é hora de vermos algumas dicas e ações para você combatê-la.

Apesar de entitular este artigo como um “guia definitivo” não tenho a pretensão de ser a palavra final no assunto. Longe disso!

Apenas não encontrei na internet um texto que reunisse tantas informações em uma só página. Então, vamos lá:

 

 

#1 Identifique a raiz do problema

Acredito piamente que o primeiro passo no combate à ansiedade é identificar a origem do problema. Tente identificar com precisão o seu agente causador da ansiedade. Em que situações você sente mais ansiedade? Porquê? Há pessoas que estão ligadas diretamente a ela?

Vou contar meu caso a você. Desde os meus 20 anos de idade eu ministro palestras e me vejo em situações em que preciso falar perante muitas pessoas. Eu percebia que em algumas ocasiões eu ficava muito ansioso, mas em outras não. Isso não estava ligado ao número de pessoas na platéia. Nada disso.

Eu descobri que eu ficava muito mais ansioso quando sabia que na platéia havia alguma autoridade ou alguém que soubesse muito mais do que eu. Meu medo então era que eu falhasse ou falasse alguma besteira em frente a estas pessoas. Foi só identificando isso que pude reduzir a ansiedade nestas ocasiões.

Então, busque o foco de onde se originou aquela sua ansiedade, assim você pode descobrir como vencer a ansiedade sabendo exatamente como tudo começou. Isso vai facilitar em muito suas defesas contra a ansiedade.

 

 

#2 Respire fundo e esvazie os pensamentos

Respirando fundo

No momento em que começar a sentir a ansiedade, experimente fechar os olhos, respirar fundo com a mente limpa, sem pensar em nada do seu cotidiano.

Tente criar um cenário de total limpeza e tranquilidade na sua mente imaginando algo totalmente fora do que pode lhe causar ansiedade.

Por exemplo, imagine um mar tranquilo, um jardim, ou qualquer cenário que possa transmitir plena paz ao seu consciente. Mantenha esse pensamento por pelo menos 20 segundos ou mais.

Acredite: eu já tentei e funciona. Não funcionou em 100% das vezes, mas na grande maioria.

 

 

#3 Não sofra por algo que não aconteceu

Crie pensamentos positivos em torno da situação antes mesmo de começar a sentir ansiedade. Antes de palestrar eu sempre ficava pensando em coisas negativas, como:

“Ah, eu vou travar lá no palco. Vai dar um branco. Vai ser um fiasco.”

Jamais fique focado em problemas que não existem. Pense que é mais um desafio que você vencerá. Imagine-se tendo sucesso antes da situação acontecer.

Outra coisa: independente do que aconteça, não é o fim do mundo. Fazer uma prova no vestibular, dar uma palestra ou fazer uma reunião importante… independente disso, não é o fim do mundo para ninguém.

Ok… você pode perder dinheiro, passar vergonha ou perder o emprego, mas acredite: não é o fim do mundo! Então, não faça um grande caso disso, ok?

Se você pensar assim em situações difíceis, sua ansiedade reduz bastante.

 

 

#4 Execute alguma atividade prazerosa

Ouvir música relaxante

Esta é uma das ações que me ajuda muito. Mantenha sua mente focada em uma atividade prazerosa, pode ser ouvir uma música relaxante. Tente se concentrar profundamente em uma música calma ou em sons da natureza.

Você pode ouvir uma música relaxante quando estiver em momento de ansiedade, pode ouvir do seu smartphone, em seu quarto ou em seu carro. Feche os olhos e deixe a música lhe ajudar a vencer a ansiedade.

Atividade física sempre ajuda também. Antes de enfrentar situações de ansiedade pratique exercícios físicos (caminhada, ginástica ou natação, por exemplo). Acredite, funciona como mágica.

CURSO TRANSFORME SUA ROTINA

Está gostando do artigo? Tire um minuto do seu tempo para conhecer o poderoso curso Transforme sua Rotina: Aprenda a organizar radicalmente o seu tempo, reduzir o estresse e se tornar 5x mais produtivo em 10 dias!

Clique aqui para saber mais

 

 

#5 Foque no presente. Evite pensar no futuro

Quando estiver ansioso busque se concentrar no presente momento em que está vivenciando. Comece a ver as coisas no “agora” e repita o que está fazendo no atual momento de sua vida em voz alta.

Por exemplo, se você estiver sentado diante o computador e ansioso esperando por uma resposta em seu e-mail, fale a si mesmo, pode ser em voz alta ou até mesmo mentalmente:

“Estou sentado diante o meu computador, a porta do meu quarto está aberta, são 2:00hs da tarde, o clima está frio, estou executando tal atividade.”

Ou seja, comece a falar coisas simples e reais do seu presente, mantenha sua mente focada no presente, não fale de coisas futuras, vá repetindo várias coisas do seu presente, fale o que está vendo ao redor do ambiente que está, descreva as coisas que vê etc.

Isso vai ajudar o seu cérebro a perder o foco da preocupação futura enquanto mantém ele concentrado no “agora” das coisas.

Um dos maiores gatilhos da ansiedade é ficar pensando em situações futuras e no que está para acontecer (principalmente em coisas que podem dar errado).

Evitar pensamentos assim vai ajudar você a vencer a ansiedade muito mais facilmente.

 

 

Dicas rápidas: como vencer a ansiedade

Algumas dicas rápidas para você anotar e praticar a partir de hoje:

  • ouça músicas relaxantes (de preferência instrumental)
  • tome bebidas calmantes (chás, sucos etc)
  • coma alimentos com propriedades calmantes
  • não fique pensando em coisas ruins que não aconteceram (provavelmente elas não acontecerão)
  • tire de sua cabeça que qualquer situação que dê errado pode significar o fim do mundo
  • aprenda a fazer exercícios de respiração e relaxamento
  • pratique exercícios físicos com frequência
  • faça uma boa sauna ou massagem

 

Como vencer a ansiedade: resumo

vencer-ansiedade-resumo

Esses 5 passos e dicas rápidas que estudamos acima irão ajudar você a vencer a ansiedade e controlar o nervosismo. Se você praticá-los e aprofundar seus estudos tenho certeza que você vencerá esta batalha e se transformará em uma pessoa muito mais segura.

Segue um resumo útil deste artigo para seu estudo pessoal:

  • Mais de 24 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade
  • A ansiedade pode atrapalhar seu desenvolvimento pessoal e profissional
  • Se você se identificou com algum dos sintomas que mencionamos anteriormente busque praticar as dicas para vencer a ansiedade (por menor que seja)
  • Identificar a raiz do problema é importante para vencer a ansiedade
  • Aprenda técnicas de respiração e relaxamento
  • Não adianta focar no futuro, isso só deixará você mais ansioso
  • Escutar uma música relaxante, tomar uma banho de piscina ou jogar futebol… enfim, ache uma atividade relaxante que você pode praticar
  • Procure a ajude de um especialista se você perceber que a situação é grave. Não deixe sua vida ser prejudicada por um problema que pode ser resolvido

 

E finalmente, se você quer realmente aprender a organizar radicalmente o seu tempo, reduzir a ansiedade, eliminar maus hábitos, reduzir o estresse e se tornar 5x mais produtivo em 10 dias… basta acessar este link agora e ler a incrível carta que escrevi sobre como você pode gerenciar sua rotina, administrar o tempo, a agenda e tarefas para se tornar altamente produtivo.

Estas informações são muito valiosas. Então, acesse aqui agora mesmo.

Ah… não esqueça de deixar um comentário aqui embaixo. Combinado?

DESCUBRA OS SEGREDOS DA PRODUTIVIDADE

Receba dicas 100% eficazes para você turbinar sua produtividade e executar 5x mais tarefas em menos tempo… e de quebra parar de “perder cabelo” detonando o stress, correria, ansiedade, excesso de serviço e outros inimigos que matam seus sonhos!



  • Dalva Ramires Cuenca Dos Santo

    queria mandar estas postagens para uma amiga face nelcir cavalcanti

    • http://ramontessmann.com.br Ramon Tessmann

      Oi Dalva, é só copiar o link e enviar por email para ela 😉

  • Eduardo Fontes

    Muito bom, edificante! valeu

    • http://ramontessmann.com.br Ramon Tessmann

      Que bom que gostou Eduardo!

  • Paulo Sérgio

    Muito bom amigo essas dicas pode salvar uma vida no ato da crise…

Transforme sua Rotina © Todos os Direitos Reservados - 2014 | Desenvolvido por Blueberry - Soluções Digitais

Transforme sua Rotina